
Prefeitura de Tavares lança Projeto para Controle Populacional de Cães
Tavares lança Projeto para Controle Populacional de Cães
Nesta semana (12/09), o município de Tavares lançou o projeto sobre castração, conscientização e guarda responsável. Participaram da palestra o veterinário Gabriel Cardoso, a veterinária da Secretaria da Agricultura de Tavares, Marcia Rosane Schneid, e o técnico do ICMBio, Magnus Machado. O projeto foi construído na parceria da Emater/RS-Ascar, Pet Patas Clínica Veterinária e o grupo Tamo Junto na Causa Animal. Temas como zoonoses, guarda responsável e esterilização foram a tônica. O projeto é parte do plano de ação da vigilância sanitária e ambiental do município de Tavares. O objetivo é fazer o monitoramento, fiscalização e controle epidemiológico de zoonoses, contribuindo para o controle populacional de cães, uma vez que a prevenção de doenças que envolvam seres humanos e animais é a base fundamental de programas oficiais.
Atualmente no município de Tavares a população de animais errantes, sem controle ou monitoramento, constitui fator de alto risco para a transmissão de diversas zoonoses, já que os mesmos podem ser hospedeiros, reservatórios ou transmissores. Com essa iniciativa, o município de Tavares será pioneiro no litoral médio no controle populacional de cães.
Assim, a campanha de Posse Responsável, como política efetiva de controle e educação, beneficiará a saúde da população. A proteção e o bem-estar animal justificam o projeto, que é parte do plano de ação da vigilância sanitária e demanda do município.
OBJETIVOS
– Desenvolver campanha de educação de posse responsável de animais de estimação;
– Atuar na causa da situação de animais de rua, conscientizando a população de que é responsabilidade de cada cidadão contribuir com a sua parte, evitando que esse problema se perpetue através de ações de posse responsável de animais de estimação, pois se entende que populações de animais de rua são fruto de abandono e negligência de pessoas que comentem atos irresponsáveis e até criminosos contra animais de estimação, ao permitir o livre acesso destes à rua, sem se preocupar com o controle da reprodução, ou o abandono, que é considerado maus tratos contra animais de estimação.
– Quantificar o problema de animais de rua, identificar regiões onde a situação é mais grave e dar suporte para projetos e planos de ação relacionados à esta questão.
– Desenvolver ações que visam ao monitoramento, controle e redução do número de animais de rua, que contribuam para a diminuição da incidência de zoonoses.
METODOLOGIA
O projeto é baseado em duas frentes de ação, sendo elas:
1. Educacional: Educação de posse responsável de animais de estimação. Atuação em escolas, meios de comunicação (rádio, jornal, palestras e reuniões com entidades de classe e professores, entre outros), contando com a colaboração com agentes de saúde do município na visitação cotidiana, abordando questões sobre os cuidados e a responsabilidade que os donos devem ter com seus animais, na prevenção de doenças.
2. Levantamento populacional de cães de rua: Mapeamento das localidades com excesso de animais de rua, e planejamento de possíveis intervenções de autuações de proprietários de animais, fiscalização de animais em vias públicas e projetos de castração e identificação destes animais.
PARCERIAS
– Prefeitura de Tavares: Custear as despesas e fiscalizar a execução do projeto.
– Agentes de Saúde do município: Auxiliar na campanha de posse responsável e no mapeamento dos animais, indicando as situações mais problemáticas e conscientizando.
– Cras/Matav, Emater/RS-Ascar e Tamo Junto: Auxiliar na campanha educativa e no mapeamento.
– Gabriel Brasil Cardoso: Responsável pelas castrações.
\