Tavares é um município localizado na Planície Litorânea do RS, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, fica a 240 Km da capital do Estado Porto Alegre, em cujo patrimônio natural registra, através de Sambaquis, a presença indígena no passado.

Foi povoado através de açorianos que, com a contribuição de africanos, colonizaram esta faixa de terra, aqui deixando suas marcas através do tempo, seja na gastronomia, seja na religiosidade, nas manifestações folclóricas ainda vivas, como Ternos Juninos e Corrida de Cavalhadas – de origem açoriana e Ensaio de Pagamento de Promessas – da cultura afro.

“Pertence a mesorregião metropolitana de Porto Alegre e microrregião de Osório, e faz parte da AMLINORTE – Associação dos Municípios do Litoral Norte. Situa-se na latitude 31° 17′ 14″ e longitude 51° 05′ 37” oeste, e ocupa área de 604,26 km².

As terras são arenosas com características de restinga. São as dunas, desenvolvidas paralelamente à orla marítima, originadas de disposições eólicas de material arenoquartzoso. A altitude em relação ao nível do mar é de 15m. O clima é subtropical, com temperatura máxima em torno de 38º e mínima de 3°, temperatura média anual de 17,5°, com chuvas anuais; a precipitação pluviométrica está entre 1.150mm e 1.450mm anual. Apresenta uma vegetação formada por capões e um cordão de mata nativa que fica nas recostas. Há também um grande florestamento de Pinus elliottii.

A fauna é bastante diversificada. Além do camarão, há pequenos peixes, caranguejos e moluscos. Entre os mamíferos, destacam-se a capivara e a lontra. São mais de cem espécies de aves, cerca de 35 migratórias, como o flamingo, que migram do sul, e muitas outras vêm do Hemisfério Norte, como as batuíras, maçaricos-de-peito-vermelho, andorinhas-do-norte, trinta-réis (Sterna) e gaivotas.

Os imigrantes açorianos chegaram à região em 1760, destinados a povoá-la e assim assegurar o território para a coroa portuguesa. O coronel Antonio da Silva Tavares, um dos primeiros moradores da região, teria recebido do Rei de Portugal uma sesmaria, na área compreendida entre o Farol Mostardas e o Farol Capão da Marca, levando o município, emancipado em 1982, seu nome.

Antes da chegada dos imigrantes, aqui habitavam, há séculos, índios tupi-guaranis, minuanos, aracanes, carijós e os “patos”, que tinham o pé grande, chamado pé-de-pato, e por morarem às margens da lagoa, originaram o seu nome.

Os índios desapareceram com a chegada do homem branco, mas deixaram fortes marcas de sua cultura e história, como os sambaquis, e outros vestígios arqueológicos.” Fonte: http://www.hotelparquedalagoa.com.br/web/lugares.php?lugar=txtTavares

É conhecido pela simpatia de seu povo, festivo e hospitaleiro, que traz no lema de sua bandeira “Amizade e Hospitalidade.”

Iluminado por três faróis, (dois às margens do oceano e um às margens da Lagoa)Tavares é conhecido por suas belezas naturais, seja às margens da Lagoa dos Patos, seja na mata costeira, na Lagoa do Peixe ou nas dunas às margens do Oceano Atlântico.

Possui um potencial turístico-ecológico notável, devido aos atrativos e importância do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um Santuário Ecológico com uma fauna e flora invejáveis, cuja área 90% fica no Município, preservada por famílias moradoras a centenas de anos e que tão bem souberam conservar este patrimônio natural e deixar este legado aos seus descendentes.

A Lagoa do Peixe é fonte de uma das principais economias do Município, o camarão rosa, considerado o melhor do país, capturado artesanalmente, por pescadores que das águas desta laguna, retiram, à décadas, o sustento de suas famílias, motivo de preocupação da atual administração com o futuro desta população no caso de desapropriação e impedimento de suas atividades.

É uma laguna de águas salobras, cuja salinidade, profundidade e a ação dos ventos, faz com que seja considerada um “Restaurante Internacional” que alimenta aves residentes e migratórias de rota internacional, motivo de visitação de ornitólogos, pesquisadores, estudiosos e amantes da natureza, dos mais remotos lugares do planeta.

Tavares tem como um dos pontos fortes a EXPOCACE – Exposição/Feira do Camarão e da Cebola, criada em 10/12/1984, cuja 10ª edição aconteceu de 15 a 19 de março de 2006 e foi um sucesso em todos os aspectos. O camarão rosa e a cebola, juntamente com peixes e outros frutos do mar, carne ovina, pães, compotas, e toda uma variedade de sequilhos, pastéis e licores, feitos artesanalmente, fazem parte da gastronomia local. A festa tem como slogan “Cultura e Diversão, Cebola e o Melhor Camarão”.

Quem nos visitar terá a oportunidade de assistir a beleza do nascer do sol no oceano e do pôr-do-sol na Lagoa dos Patos ou na Lagoa do Peixe, privilégio este que nos enche de orgulho.

Esperamos que esta reportagem sirva de referencial para turistas e visitantes que desejem nos visitar e provar da nossa hospitalidade.\

Pular para o conteúdo