
📺 O Prefeito Gardel participou no dia 3 de fevereiro da reportagem que saiu ao ar no dia 4 de fevereiro na RBS/TV, referente a seca na lagoa do peixe.
📺 O Prefeito Gardel participou no dia 3 de fevereiro da reportagem que saiu ao ar no dia 4 de fevereiro na RBS/TV, referente a seca na lagoa do peixe.
😔 É desolador o cenário!
São mais de R$ 5 milhões em perdas, afetando diretamente em torno de 154 famílias de pescadores artesanais do município de Tavares, e 47 famílias de pescadores artesanais do Município vizinho Mostardas.
🤝 As prefeituras de Mostardas e Tavares encaminharam documento oficial ao senador Heinze e ao deputado Jerônimo, que estão articulando em Brasília medidas imediatas, como a autorização da pesca na lagoa dos patos, na localidade do Estreito, próximo a São José do Norte, a fim de diminuir o dano financeiro aos nossos pescadores.
A Prefeitura de Tavares encaminhou ainda documento oficial para o Presidente da República Jair Bolsonaro, bem como Ministro da Agricultura e Ministro do Desenvolvimento Regional levando ao conhecimento dos mesmos os danos e prejuízos da Pesca do Camarão na Seara do Parna da Lagoa do Peixe visto os níveis hídricos baixíssimos com situação periclitante onde inobstante a evaporação por completo da água que alimenta a lagoa em diversos pontos.
💧 A forte estiagem e os efeitos do fenômeno Lá nina, que predomina o vento nordeste, faz com que a lagoa fique sem entrada da água do mar, pois o vento sul não tem ocorrido, e somente ele encheria o oceano e colocaria água salgada para dentro da lagoa, através da Barra. Com esses aspectos naturais negativos, fez com que milhares de peixes, camarão, siri e linguado (predominantes nesta lagoa) morressem, acarretando fortes efeitos negativos, atingindo em cheio a economia.